6ª Jornada da Liga Sagres - Benfica vs Naval RESUMO


quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

Benfica vence Dínamo de Bucareste


O Benfica ainda «tremeu» mas puxou dos galões e venceu o Dínamo de Bucareste ao cair do pano (88 m). Um golo que nasceu dos pés do «maestro» Rui Costa e foi concretizado por Miccoli. Cumpriu-se o objectivo encarnado: marcar e não sofrer golos. Agora toda a esperança é legítima...
ASF
O Benfica rubricou uma exibição irregular, em especial na primeira parte. Ainda assim, foi a equipa mais dominadora, com mais posse de bola, mas deparou-se-lhe uma bem organizada defesa romena, que ainda por cima tem na baliza um senhor guarda-redes, Lobont. Algo lenta e «macia» no meio campo, a equipa encarnada não teve arte e engenho para chegar ao golo nos primeiros 45 minutos. Nuno Gomes muito sozinho na frente, futebol afunilado pelo «miolo», em detrimento das alas – era preciso mudar alguma coisa para tentar surpreender a experiente equipa romena.

Fernando Santos trocou Petit (amarelado) por Miccoli no início da segunda parte, o potencial ofensivo dos encarnados aumentou, é certo, mas o Dínamo carregou no acelerador e mandou no jogo durante alguns minutos. Porém, o Benfica não baixou os braços e o primeiro aviso sério surgiu aos 68 minutos, quando Simão rematou à barra, na transformação de um livre.

Nuno Gomes, embora muito batalhador, não estava a corresponder às solicitações de Rui Costa, Simão e companhia. Não surpreendeu que Fernando Santos o tivesse substituído por Derlei, recém-chegado à Luz e a precisar de mostrar serviço... O Benfica aumentou a pressão sobre o adversário, Rui Costa assumiu ainda mais a batuta no apoio aos homens da frente, mas o golo teimava em não surgir, muito por «culpa» do guarda-redes Lobont. Até que, aos 88 minutos, Rui Costa cruza para a área romena, Derlei falha o primeiro remate, surge Simão a disparar para boa defesa de Lobont e, por fim, foi a vez de Miccoli empurrar a bola para o fundo das redes romenas. Finalmente, o Benfica via materializada no marcador a sua supremacia.

Um resultado justo e que abre boas perspectivas ao Benfica para o jogo da segunda mão, sem subestimar o Dínamo de Bucareste, equipa experiente a defender e a contra-atacar. Em suma, uma vitória sofrida mas justa e moralizadora, depois da eliminação pelo Varzim da Taça de Portugal.

Estádio da Luz, em Lisboa

Árbitro: Ivan Bebek (Croácia)

BENFICA – Quim; Nélson, Luisão, Anderson e Léo; Karagounis, Katsouranis, Petit (Miccoli, 46 m) e Rui Costa (João Coimbra, 89 m); Nuno Gomes (Derlei, 73 m) e Simão.

DÍNAMO BUCARESTE – Lobont; Blay, Moti, Radu e Pulhac (Zé Kalanga, 64 m; Serban, 81 m)); Cristea, Margaritescu, Balace e Munteanu (Ropotan, 78 m); Niculescu e Danciulescu.

Ao intervalo: 0-0

Golo: Miccoli (88 m)

Resultado final: 1-0

Segunda mão a 22 de Fevereiro, em Bucareste (Roménia).

Cartão amarelo a Munteanu, Petit, Moti e Léo.

Sem comentários: